segunda-feira, 23 de maio de 2016

EVANGELISMO E MISSIOLOGIA



Projeto de Evangelização: Semeadores de boas novas

 
“Para que tenham vida... em abundância”
João 10.10



Introdução:
A temática em pauta refere-se a mais sublime missão que está reservada a igreja do Senhor Jesus Cristo aqui na terra – evangelizar o mundo. Por isso, precisamos urgentemente desenvolver essa consciência e missão.
I – DEFININDO TERMOS
a)       Evangelho:
A Palavra grega evangelion – significa literalmente “boa notícia”. O Evangelho são boas novas de quê? De perdão para os pecados, de salvação para a alma  e de vida eterna em Cristo Jesus. Paulo definiu o evangelho como “... o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.” (Rm 1:16).

b)       Evangelismo: É a doutrina ou estudo sobre a prática da evangelização.

II – PORQUE DEVEMOS EVANGELIZAR?
No primeiro momento, não queremos responder esta indagação para simplesmente termos um conhecimento pragmático das Sagradas Escrituras quanto à evangelização. Mas para encontrarmos as motivações bíblicas para a evangelização, porque a motivação surge do coração, e a obra de evangelização deve ser feita por um coração dominado pelo amor a Deus e ao próximo sem reserva.
1º) Pelo conhecimento do valor e da situação da alma humana
Sabemos que uma alma vale mais do que o mundo inteiro e que Deus amou a humanidade de tal maneira que mandou o seu Filho para morrer por ela. Mas a situação de todas as almas é de condenação e perdição.
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus...” (Rm 3.23).
“ ...quem não crê,já está condenado;porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.18)
2º) Pelo conhecimento de que só Cristo Salva
Sabemos que só há um meio para salvação – Jesus Cristo. E somente nós, os cristãos, temos este pleno conhecimento. Como poderíamos, então, deixar de falar de Cristo?
“ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho,a verdade, e a vida;ninguém vem ao Pai;senão por mim.” (Jo 14.6)
“ E em nenhum outro há salvação;porque também debaixo do céu nenhum outro nome há,dado entre os homens,pelo qual devamos ser salvos.” (At 4.12).
“Porque há um só Deus,e um só Mediador entre Deus e os homens,Jesus Cristo,homem...”(1Tm2.5).
3º) Por amor ao próximo
De acordo com o raciocínio anterior é razoável pensarmos que o ato de não evangelizar é um ato de profundo egoísmo. Sendo, assim, um pecado. Devemos evangelizar porque amamos o nosso próximo e não queremos vê-lo perdido eternamente. Paulo, expressa por este dominado por este amor, estava disposto a sacrificar a própria vida na pregação do evangelho (At 20.19-24).
“ ...Amarás ao teu próximo com a ti mesmo.”(Mt 22.39)
“Livra os que estão destinados à morte, e os que são levados para a matança, se os puderes retirar”(Pv 24.11)

4º) Gratidão a Deus
Quando contemplamos o amor de Deus por nós, este nos coloca um sentimento de gratidão a Ele por nossa salvação em Cristo. A melhor forma de demonstrarmos gratidão a Deus é compartilharmos com os outros o amor de Cristo e nossa fé nEle.
“Porque o amor de Cristo nos constrange...” (2Co 5.14)
“Nós amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro.”(1Jo 4.19)

5º) Obediência a Cristo
Cristo Jesus nos deixou bem claro que a sua vontade é que cada um de nós leve outras pessoas a Ele.
“ Portanto ide,fazei discípulo de todas as nações...” (Mt 28.19)
“...Ide por todo o mundo,e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15)
“ ...assim como o Pai me enviou,também eu vos envio a vós.” (Jo 20.21)

6º) Responsabilidade diante de Deus
Sem sombra de dúvida todos nós iremos comparecer diante de Deus e prestarmos contas pela divulgação ou não do evangelho de Cristo.
“Pelo que desejamos também ser-lhe agradáveis, quer ausentes. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo,para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo,ou bem ou mal.Assim que,sabendo o temor que se deve ao Senhor,persuadimos os homens à fé...” (2Co 5.9-11).
“ Se eu disser ao ímpio: O ímpio,certamente morrerás;e tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho,morrerá esse ímpio do seu caminho,morrerá esse ímpio na sua iniqüidade,mas o seu sangue eu o requererei da tua mão. Todavia se advertires o ímpio do seu caminho, para que ele se converta,e ele não se converter do seu caminho,morrerá ele na sua iniqüidade;tu,porém terás livrado a tua alma”.(Ez33.8,9).
7º) Desejo pela volta de Cristo
Gostamos de cantar e falar a palavra Maranata,que quer dizer “Ora,vem,Senhor Jesus!”Se queremos realmente que Cristo volte,devemos pregar o evangelho em todo o mundo.
“ E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo,em testemunho a todas as gentes,e então virá o fim”.(Mt24.14).




§  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário