segunda-feira, 23 de maio de 2016

SÉRIE: APOLOGÍSTAS



Blaise Pascal (1623-16622)
 
·         Blaise Pascal (1623 – 1662) – Matemático,cientista natural e Filósofo, nascido na França em Clermont – Ferrand. Desde cedo se mostrou ser um gênio matemático. Reconstituiu as provas da Geometria Euclidiana. Um gênio da matemática pura e aplicada. Seu trabalho é de uma originalidade absurda. Também escreveu muito sobre Física. Porém as ideias espirituais veio atraí-lo logo após. Em 1654,ele passou por uma profunda experiência mística, contam-se que das 22:30 de certa noite, durante duas horas. Experimentou o fogo espiritual, alegria, paz e o senso de união com Cristo. Com esta experiência veio a perceber a transcendentalidade do cristianismo. Para Norman Geisler a ênfase de Pascal na fé o levou a entrar em contato com os jansenistas,um grupo católico sectário,oposto aos jesuítas. Entre os jansenistas ele teve sua “primeira conversão” . Mas tarde teve sua “conversão” definitiva, quando descobriu o “Deus de Abraão, Deus de Isaque,Deus de Jacó, não dos falsos filósofos e eruditos.(Pascal,p.11)

Algumas ideias de Pascal:

- Fé e Razão
- Apensar da oposição de Pascal a René Decartes e apesar do seu racionalismo cartesiano dar-lhe o título imerecido de fideístas,na verdade Pascal ofereceu muitas evidências para apoiar a fé Cristã. Segundo a tradição Agostiniana, na qual foi educado, Pascal acreditava que apenas a fé podia libertar o ser humano do pecado e coloca-lo num relacionamento pessoal com Deus. Sempre há um pouco de risco na fé que vale apenas correr. Ele confessou que o “coração tem razões que a própria razão desconhece”. No entanto, isso não exclui o uso da razão para apoiar as verdades da fé  cristã.
 
- Apologética.
- A apologética racional de Pascal para o cristianismo pode ser dividida em três partes. Primeiramente, seu uso da evidência; segunda, o apelo ás profecias cumpridas; e terceira, sua famosa “aposta “Crer ou não crer na existência de Deus”? Pode de ser uma espécie de jogo. Assim apostemos que Ele, de fato, existe. Se de fato não vier a ser provado.

- O dilema humano.
- O Ser humano tem sofrimento neste mundo. Se Ele não vindicar suas crenças religiosa nem pode ceder diante do inútil ceticismo. Tem certeza apenas da incerteza. O ser humano é apenas uma cana esmagada.

- Ser humano
- É a imagem e semelhança de Deus, mas também uma fera, misturados em um só ser. Onde oscila entre atitudes de grandeza e desequilíbrio de toda ordem. Há quem diga que o ser humano é um paradoxo para si mesmo.
Pense! “Se acrescentarmos uma unidade do infinito, ela não lhe acrescenta nada, do mesmo modo que ele não cresceria se lhe acrescentássemos a medida de um pé. 

O finito é engolfado pelo infinito, e se torna zero, absoluto. Assim é nossa mente diante de Deus”. Blase Pascal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário