domingo, 22 de maio de 2016

SABERES PARA A VIDA



Concepção de fé expressando o sentido da vida.

Por fenômeno religioso entende-se a busca do ser, o ser aqui é tudo aquilo que é relativo à expressão religiosa. E quanto as Teologias define-se como sendo o conjunto de afirmações e conhecimentos elaborados pela Religião que é repassado aos fies e adeptos sobre o Transcendente, de um modo organizado e sistematizado. A Teologia além de tratar das verdades de fé, de acordo com cada Tradição Religiosa, trata também da realidade última do ser humano. É também observado que todos os sistemas religiosos com suas teologias buscam respostas para sua existência. E desde sempre ensaio quatros respostas que definem o ser, como Deus ou deuses,e apresentam o sentido da vida,a partir de quatro possíveis soluções para o além morte a saber: a ressurreição,a reencarnação, a ancestralidade e o nada.

- A Ressurreição 

– trata de voltar á vida. Tradições Religiosas como Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, apresentam interpretações diferenciadas sobre a doutrina da ressurreição dos mortos. Alguns sistemas religiosos acreditam que a ressurreição acontecerá para serem julgados e recompensados segundo as suas obras. Os justos ressuscitarão para a felicidade eterna os injustos para serem punidos.

*       - Reencarnação

É a crença de que, na morte, o espírito é dado para uma nova criatura que é concedida naquele mesmo instante. Cada ser vivo terá então inúmeras passagens pelo mundo, como oportunidade de se purificar, para, depois de tudo isso, se reintegrar em deus (Hinduísmo) ou ir para o nirvana (Budismo) ou céu, para os espíritas.

*       -  Ancestralidade

É a crença segundo a qual, na morte, a pessoa se integra ao mundo dos deuses e passa a ser protetor ou protetora, de toda a sua posteridade ao mundo. Segunda essa tradição religiosa, ainda muito comum nas tribos africanas.

*      -  Nada

É a crença, segundo a qual, nada mais existe depois da morte. É o pensamento segundo o qual, no da vida física, tudo acaba e nada mais sobrevive. Então, o que resta é um punhado de cinzas que se espalha e a lembrança de alguém que viveu e deixou ou não a sua marca no mundo.
Portanto, dentro dessas visões que a humanidade ensaio apontando o sentido da vida humana. Certo autor afirmou:
“O sentido da vida é ser algo de louvor de Deus. Iluminando o caminho para os outros com a luz recebida das fontes eternas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário