segunda-feira, 16 de maio de 2016

EXPRESSÃO DO SABER TEOLÓGICO



SÉRIE: HISTÓRIAS INSPIRADORAS DAS PÁGINAS BÍBLICAS
Título: José
Texto: Deut 6.1-9:Gn 37
Introdução: Nós observamos, Há milhares de anos atrás em uma pequena parte do nosso imenso mundo, viveu um povo chamado “os filhos de Israel”. Nele nasceram alguns homens e mulheres através dos quais Deus se revelou através deles, e os mesmos nos legaram Histórias, vidas Inspiradoras a toda a Humanidade. Uma dessas Histórias, vidas Inspiradoras é a história de José, o Sonhador. Mas Porque Deus ordenou que fossem contadas as histórias de tantos homens e mulheres na Bíblia?
*        Seria porque eles foram mais perfeitos. Não
*        Seria porque eles foram infalíveis. Não
*        Seria porque eles foram de uma classe ou natureza especial?Não
 - Então, duas razões se destacam:
1. Para aprendermos suas lições de vida
2. Para seguirmos seus passos.
 - Queremos tratar ou trazer a memória para a Igreja algumas perguntas sobre José.
I – QUEM FOI JOSÉ?

1.       José é um tipo de Cristo.
- A tipologia é o estudo dos tipos, alegorias, figuras e símbolos encontrados ao longo do texto sagrado. José é considerado um importante tipo pessoal de Cristo na Bíblia.
Exemplos: de tipos, comparações entre José e Jesus:
·         Ambos foram odiados por seus irmãos (Gn 37.4;Jo 15.24)
·         Ambos enfrentaram terríveis tentações (Gn 39;Mt 4.1-11)
·         Ambos, depois de sofreram grande humilhações, foram exaltados por Deus (Gn 41.39;Mt 28.18)
2.       Foi o décimo primeiro filho de Jacó e o primogênito de Raquel (Gn30.22-24)
3.       Um jovem sonhador (Gn 37.5-9)
4.       Os sonhos se cumprem (Gn 41.42-44)
5.       Resistiu à tentação ( Gn 39.7-13)
6.       Não mudou ante súbita prosperidade (Gn 41.14-46)
7.       Manifestou amor fraterno (Gn 43.30; 45.14)
8.       Filho afetuoso (Gn 45.23-,47.7)
9.       Dependente de Deus (Gn 41.16-21)
10.   Devolveu bem por mal (Gn 50.16-21)

II – QUE ESTÁGIOS DE VIDA PASSOU JOSÉ?
O Cap 39 do livro de Gênesis destaca três aspectos relevantes na história de José, antes de ser reconhecido e honrado por faraó: que foram Sofrimento,tentação e ajuda de Deus.

1         - O sofrimento. - Desprezado por seus irmãos, José foi lançado em uma cisterna e, posteriormente, vendido como escravo para uma caravana de midianitas,que o levou ao Egito. No ambiente cristão, o sofrimento simboliza Egito e escravidão. O Egito simboliza o mundo governado por Satanás, enquanto a escravidão representa a perda total da liberdade pelo o jugo do pecado, cujo fim é a morte.
2          A tentaçãoÉ uma arma usada por Satanás para tentar fazer o filho de Deus cair,mas pode ser uma oportunidade para o cristão demonstrar sua fidelidade ao Senhor (Tg 1.12).A tentação nunca se dá por iniciativa de Deus. (Tg 1.13).
- A Mulher de Potifar tentou várias vezes, mas José não cedeu.

3 - A ajuda de Deus- O Senhor sempre garante a segurança aos que a Ele se mantêm fiéis. A Bíblia diz que Deus não desampara os seus. (Js 1.5;Hb 13.5),Ele é chamado de nosso Ajudador (Sl 54.4).

III- QUAIS SÃO OS EXEMPLOS PRINCIPAIS DE SUA VIDA?
 - José deixou alguns exemplos que devem ser seguidos por aqueles que querem ser vitoriosos.

1.       Exemplo de Perseverança.A perseverança é um atributo indispensável a todo vencedor. Não basta começar, é preciso, como Paulo, combater o bom combate, guardar a fé e chegar ao fim da carreira cristã. (2Tm 4.7). Algumas pessoas se deixam dominar por um grande entusiasmo quando iniciam suas tarefas, mas com o passar do tempo esse entusiasmo se esfria, e muitos desiste. (Fp 1.6).

2.       Exemplo de pureza pessoal – Paulo deixou em sua epístola a Timóteo uma advertência de caráter universal: Conserva-te a ti mesmo puro (1Tm 5.22). Toda impureza se transforma em um grande impedimento ao livre agir de Deus na nossa vida. A pureza deve partir do coração, pois Jesus declarou: Bem-aventurado os limpos de coração, porque eles verão a Deus (Mt 5.8).

3.       Exemplo de fidelidade - Fiel em situações difíceis (Gn 39.1-6;20,23). Paulo escreveu aos Coríntios: Requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel (1Co 4.2). Desde os tempos mais remotos, Deus tem abençoado e recompensado Seus servos fiéis, isso continuará acontecendo até sua volta (Ap 2.10).

4.       Exemplo de IntegridadeUm dos pontos altos na vida de José foi sua integridade pessoal. Isso não se consegue da noite para o dia,o resultado vem de uma formação moral e espiritual adquirida ao longos dos anos,como foi o caso de José,um bisneto de Abraão e neto de Isaque.

5.       Exemplo de Visão espiritual - É importante manter os nossos olhos espirituais abertos para vermos o maravilhoso futuro que nos aguarda,porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente. O autor da Epístola aos Hebreus declarou que Jesus sofreu resignadamente todas as dores e experiancias do calvário por causa da visão que tinha do futuro e da recompensa espiritual. (Hb 12.1-3).

6.       Exemplo de Otimismo – Apensar de todos os seus inúmeros e dolorosos sofrimentos, José jamais foi um homem pessimista. Um exemplo notável está nos nomes que deu aos seus filhos: Efraim (frutífero) e Manassés (esquecimento), os quais refletiam diretamente o altruísmo de sua personalidade.

7.       Exemplo de Dependência total de Deus – Estamos dispostos a permitir que Deus assuma o controle total de nossa vida? Dizer que José foi uma pessoa totalmente dependente de Deus é uma das melhores maneiras de sintetizar seu caráter. José depende de Deus quando:

a)      Seus irmãos o invejaram e o aborreceram;
b)      Seus irmãos o lançaram numa cisterna;
c)       Foi para prisão, por causa das calúnias da mulher de Potifar.
Conclusão: Que o Senhor nos conceda sempre a oportunidade e o privilegio de imitarmos José e que todo o povo de Deus possa manter viva em sua mente a história Inspiradora de José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário