segunda-feira, 23 de maio de 2016

Sermões que Edificam (Esbouços)


TEMA: TEMOR A DEUS – BASE PARA UMA VIDA VITORIOSA.
TEXTO: Sl 112.
Introdução: É certo que todo ser humano enfrenta muitas lutas em seu dia a dia e deseja ser vitorioso, ter bom êxito, sucesso, vencer os inimigos e os obstáculos em seu caminho.

PROPOSIÇÃO: O TEMOR A Deus é à base da vida cristã.
SENTENÇA INTERROGATIVA:Por que o temor a Deus é a base da vida Cristã?
SENTENÇA TRANSITÓRIA: O Texto em tela enseja-nos algumas lições importantes.

I – O QUE É TEMER A DEUS?

 - A maioria das pessoas pensa que temer a Deus é ter medo dEle. Entretanto, neste texto, temer não é sinônimo de medo. Se assim fosse, o temor a Deus não seria a causa de grande prazer para o justo, pois o medo não traz prazer, alegria, felicidade; traz inquietação ante a percepção de felicidade; traz inquietação ante a percepção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça. Temer a Deus não é ter medo de Deus, como se Ele fosse um Ser iracundo, perverso, que está sempre pronto a exercer o juízo, e nunca a misericórdia; um ser implacável que, ao primeiro erro, lança o homem no inferno. Esse não é o Deus justo, amoroso, bondoso e misericordioso revelado na Bíblia.

1.1 – Temer a Deus é reconhecer que existe um Deus único, verdadeiro, Criador e Senhor absoluto sobre todo o universo.
1.2 – Temer a Deus é ter consciência de que a nossa vida e tudo quanto existe dependem daquele que vive e reina para sempre, que tem o controle de tudo e de todos.
1.3 – Temer a Deus implica em ter confiança absoluta em Deus e no Seu infinito amor (Pv 14.26;Sl 34.1-14).
1.4 – Temer a Deus é submeter-se à Sua vontade.
 - Porque é melhor do que lhe oferecer sacrifícios tolos ou desprezíveis. Isto está escrito em 1 Sm 15.22,23ª: “ .... Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria.


II – CARACTERÍSTICAS DOS QUE TEMEM A DEUS
 - A pessoa que teme a Deus possui algumas características particulares, traços que indicam o seu temor ao Senhor. Ela tem virtudes que são facetas do caráter de Deus. Isto porque a pessoa que teme ao Senhor introjeta em seu ser marcas do caráter de Deus, que passam a fazer parte do seu caráter, da sua história e da sua vida. O que o salmista disse a respeito da pessoa que teme a Deus?
Vejamos algumas características:
2.1 – O TEMENTE A DEUS É PIEDOSO (Sl 112.4;Sl 103.8;Sl 111.4;116.5.145.8 Jonas 4.2;Tg 5.11).
 - Os atos de justiça do homem que teme ao Senhor fazem a diferença neste mundo de injustiças. Isto porque o homem piedoso apresenta pelo menos três virtudes do caráter divino: a piedade, a misericórdia e a justiça (Sl 103.8;111.4;116.5;145.8;Jonas 4.2; Tiago 5.11).
 - No salmo 112.4b está escrito que o homem que teme a Deu é piedoso, misericordioso e justo.
 - O Temente a Deus age com compaixão.
 - Aquele que teme a Deus é compassivo, misericordioso etc.
Ø  Veja o que nos ensina a Bíblia:
·         “Sabei, porém, que o Senhor distingue para si o piedoso; o SENHOR me ouve quando eu clamo por ele”. (Sl 4.3) ARA.
·         Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-se. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão”. (Sl 32.6). ARA.
·         Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de juízo, para serem castigados”. (2Pe 2.9) ARA.
2.2 – O TEMENTE A DEUS É MISERICORDIOSO.
 - No versículo 5 do Salmo 112,é dito: Bem irá ao homem que se compadece e empresta; disporá as suas coisas com juízo. Aquele que teme a Deus é compassivo, empresta ao necessitado, mas não usa isto para vangloriar-se ou humilhar quem lhe deve. Também não cobra juros nem usa a dívida para forçar o devedor a prestar-lhe favores. Pelo contrario é misericordioso e perdoador.
No dicionário. As palavras piedade e misericórdia são sinônimas. (Mt 18.32,33).
2.3 – O TEMENTE A DEUS É AMOROSO.
 - Quando alguém cometer uma falta contra você, ofendendo-o ou fazendo-lhe algum mal, seja misericordioso. Não revide o mal, não amaldiçoe, não fique cobrando aquilo que lhe é devido, para lá. A misericórdia está ligada ao amor. (2Co 12.15;Lc 6.32-36).
 - Os fariseus ensinavam que a justiça era algo exterior, uma questão de obedecer a determinadas regras e a certos preceitos da Lei. Valorizavam as orações em públicos, os jejuns, os dízimos, as ofertas etc. As motivações deles era erradas. Queriam apenas ser admirados como pessoas justas. Mas sonegavam a Deus o principal da Lei divina: a justiça, a misericórdia e o amor. Está escrito: “Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu como pode amar a Deus, a quem não viu?” (1João 4.20).
2.4 – O TEMENTE A DEUS É JUSTO.
 - A justiça tem a ver com retidão, equidade, integridade. A justiça faz parte dos atributos de Deus e é uma marca daqueles que o temem e de seu Reino.
No monte das bem-aventuranças, Jesus disse: Bem- aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque eles serão fartos (Mt 5.6). Observe que Jesus usou os instintos mais veementes do homem, a fome e a sede, para assinalar a importância da justiça.





Nenhum comentário:

Postar um comentário