quinta-feira, 19 de maio de 2016

A SANTA CEIA - UMA ORDENANÇA DE CRISTO



TEMA: A SANTA CEIA – UMA ORDENANÇA DE CRISTO.
Ministrante: Profº,Pb - Antônio SoaresTexto: (1Co 11.23-26)
Introdução: A Ceia foi instituída por Jesus na noite em que foi traído (1Co 11.23). Primeiro Ele celebrou a Páscoa junto com os seus discípulos (Mt 26.26). Nunca antes havia sido comemorada a Páscoa de modo tão solene e tão histórico como daquela vez, pois estava presente o verdadeiro cordeiro de Deus (1Jo .1.29),que é “nossa páscoa” (1Co 5.7).
Depois de cear, Jesus instituiu a ceia (Mt 26.26;Mc 14.22), que é um ato comemorativo da sua morte. Jesus disse: “Fazei isso em memória de mim” (Lc 22.19;1Co 11.24). Dessa maneira, a ceia não simplesmente um rito ou uma cerimônia de pouca significação, mas uma ordem divina que traz maravilhosas bênçãos e que deve ser considerada e mantida.
 - Há algumas verdades essenciais da fé cristã que devem ser destacadas sempre que a igreja celebra a ceia:
I – O QUE A SANTA CEIA NÃO É:
 - Tem havido muita controversas sobre a significação da ceia do Senhor. Destacaremos algumas:

1.1 – Existem os que ensinam que a ceia é um ato que proporciona, de modo automático, perdão dos pecados para aqueles que dela participam.É bem verdade que na ceia comemoramos a morte de Jesus, que nos trouxe perdão dos pecados (Mt 26.26). Porém, está escrito que os que tomarem parte dela devem fazê-lo dignamente (1Co 11,27,28),isto é, devem tomar parte dela já com os seus pecados perdoados. Pois o ato em si, pode trazer julgamento e condenação se não examinar.

1.2 – Há outros (católicos ensinam a doutrina da TRANSUBSTANCIAÇÃO, a crença que o pão e o vinho, isto é, que após esses elementos terem sido abençoados, são transformados automaticamente e milagrosamente, tornando-se carne e sangue reais de Jesus. Essa doutrina é destituída de apoio bíblico. Jesus morreu uma vez por todos (Rm 6.10). É um absurdo afirma que em cada santa ceia Jesus é crucificamento novamente. Os luteranos e muitos anglicanos (ou episcopais) ensinam a CONSUBSTANCIAÇÃO, a crença de que Jesus se faz presente, de maneira substancial, no pão e no vinho. Entretanto, as palavras “isto e meu corpo” e “meu sanguesão apenas metáforas, pois Jesus estava em pessoa com os discípulos ao distribuir o pão e o vinho (1 Co 5.8, onde Paulo fala sobre o pão “da sinceridade e da verdade”).


II – O QUE É A SANTA CEIA É?
Leia Mateus 26.26-30 e veja que precisamos cear porque a santa ceia é um momento de:
A Ceia do Senhor foi instituída por Jesus Cristo por ocasião de sua ultima refeição de Pascoa, na companhia dos discípulos (com frequência chamada de “Ultima Ceia”), apenas horas antes de ser crucificado (Mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc 22.15-20; 1 Co 11.23-26). Para nós, a Ceia do Senhor tomou o lugar da Pascoa do Antigo Testamento, “porque Cristo, nossa pascoa, foi sacrificado por nos” (1 Co 5.7). Ordenou Jesus que a Ceia do Senhor fosse repetida a intervalos frequentes, ate sua segunda vinda. Tudo que Jesus disse foi: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, ate que venha
(1 Co 11.26). A Ceia do Senhor tem diversos valores em relação ao passado, presente e futuro.
Ela e comemorativa instrutiva e inspiradora; promove ação de graças e comunhão; proclama o novo pacto, e envolve certa responsabilidade.
2.1 – A ceia é uma das experiências mais ricas vividas pelo cristão. Ela é uma expressão concreta do amor de Deus e da experiência de pertencer e ser parte de uma igreja. É o momento mais importante do culto, por isso a MESSA DO SENHOR ocupa o lugar central do altar. Em Lucas 22.9 Jesus disse: “Fazei isso em MEMÓRIA DE MIM”. Então a CEIA é um MEMORIAL Da morte de Jesus. Um momento que paramos para reconsiderar o que Jesus fez por nós e confirmar nosso compromisso com Ele.

2.2 – A Ceia é um ato comemorativo da morte de Jesus.
 - Em primeiro lugar, ela e comemorativa: “Fazei isso em memoria de mim” (Lc 22.19). Trata-se de uma ocasião solene para ponderarmos profundamente o significado da morte expiatória de Cristo, o ponto critico de toda a Historia. Nela nos defrontamos de novo com o custo da redenção do pecado e sua penalidade. Também e instrutiva, representando por meio de uma lição objetiva e sagrada a encarnação de Cristo e a expiação (a consumação dos elementos físicos).

2.3 – A Ceia é um ato que comemora o Novo Concerto (renovação da aliança v.27).
 - O que é esse Novo Concerto? No Antigo concerto, as pessoas se dirigiam a Deus somente por intermédio dos sacerdotes e do sistema de sacrifícios. A morte de Jesus na cruz deu inicio ao Novo Concerto ou acordo entre Deus e nós. Agora todas as pessoas podem se dirigir pessoal a Deus e se comunicar com Ele. O povo de Israel iniciou esse acordo depois do seu Êxodo do Egito (Êx 24), acordo que pretendia apontar para o dia em que Jesus Cristo viria. O Novo Concerto completa o Antigo, cumprindo tudo o que o Antigo Concerto esperava (Jr 31.31-34). Comer o pão e beber o vinho mostra que estamos nos lembrando da morte de Cristo por nós e renovando o nosso compromisso de servi-lo.
2.4 – A Ceia é um ato de fortificação espiritual. (Partilha v.26).
 - Somos salvo pela fé no sangue de Jesus (Rm 3.25). Na ceia, o cristão participa do corpo e do sangue do Senhor (1Co 11.27),o que fortifica a sua fé. Na ceia, o crente anuncia a sua fé na morte do Senhor. A Ceia não é um ato de tristeza e lamentações, mas de alegria, porque Jesus, cuja morte aí comemoramos, vive e está presente. O poder de Deus para cura dos doentes se manifesta na ceia, porque o cálice que abençoamos simboliza o sangue de Jesus e a Bíblia diz:
“Pelas suas pisaduras, fomos sarados” (Is 53.5)
2.5 – A Ceia é também um ato de comunhão entre os crentes. (ação de graças v.28).
 - A nossa união na igreja está simbolizada na ceia. A Bíblia diz: “Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo; porque todos participamos do mesmo pão” (1Co 10.17). Somos um em Cristo através da sua morte.
2.6 – A Ceia é também um ato de esperança (Anunciar a Vinda de Jesus (v. 29)).
- Paulo o paladino, bandeirante do cristianismo disse que, na ceia, anunciamos a morte do Senhor, ate que venha (1Co 11.26). Em cada ceia encontramos também a mensagem de que o dia se aproxima! Jesus virá e então haveremos de participar da grande ceia nos céus (Mt 26.29).

III – QUAIS SÃO OS ELEMENTOS SIGNIFICATIVOS DA CEIA?
3.1 – O Pão. 
O Pão simboliza, conforme a Palavra de Deus, o corpo de Cristo (Mt 26.26). O partir do pão simboliza Jesus, o qual nos foi dado (Lc 22.19) na sua morte, quando foi partido por nós. Quando Jesus disse: “Isto e o meu corpo”, e: “Este cálice é a nova aliança em meu sangue”, deu a entender que o pão e o vinho representavam seu corpo, oferecido na morte, e o seu sangue, derramado em sacrifício sobre a cruz.

3.2 – O Vinho.
 - O Vinho, o “suco da uva” (Dt 32.14),simboliza o sangue de Jesus quando, na sua morte na cruz, foi derramado para a reunião dos nosso pecados (Mt 26.28).
Sobre os elementos físicos (o pão e o vinho), ha boas evidencias de que o vinho, o suco da uva, usado na Ceia não era fermentado. Ela não só lembra somente o sofrimento, mas também a vitória,triunfo de Jesus sobre a morte. Através da Santa Ceia podemos olhar para trás, lembrando-nos da morte expiatória do Senhor; olhamos para o presente, onde verificamos que o Gólgota ainda tem poder, pois Cristo ressuscitou e está presente, manifestando a sua graça aos que creem na mensagem da cruz (1Co 2.5);e olhamos também para o futuro, onde vemos que o dia da sua vinda se aproxima, quando nós haveremos de celebrar a ceia com Ele no Reino dos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário