segunda-feira, 23 de maio de 2016

SÉRIE: HISTÓRIAS INSPIRADORAS DAS PÁGINAS BÍBLICAS




TEMA:

Texto: (Jó 19.25;2Co 4.8,9) Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a Terra”.
Introdução: Nós observamos, Há milhares de anos atrás em uma pequena parte do nosso imenso mundo, viveu um povo chamado “os filhos de Israel”. Nele nasceram alguns homens e mulheres através dos quais Deus se revelou através deles, e os mesmos nos legaram Histórias, vidas Inspiradoras a toda a Humanidade. Uma dessas Histórias, vidas Inspiradoras é a história de Jó, O sofredor . Mas Porque Deus ordenou que fossem contadas as histórias de tantos homens e mulheres na Bíblia?
*       Seria porque eles foram mais perfeitos. Não/Seria porque eles foram infalíveis. Não
*       Seria porque eles foram de uma classe ou natureza especial?Não
 - Então, duas razões se destacam: 1. Para aprendermos suas lições de vida 2. Para seguirmos seus passos.
 - Queremos tratar ou trazer a memória para a Igreja algumas perguntas sobre Jó.

I – QUEM ERA JÓ?
  1. Jó era uma pessoa real e não fictícia ou alegórica. Visto que no livro de Ezequiel (14.14-20) e no livro de Tiago (5.11) menciona-se o nome da pessoa de jó.
2. Provavelmente Edumeu (árabe). Possivelmente contemporâneo de Abraão.
3. Jó era um pai exemplar de família.
     - Jó tinha 7 filho e 3 filha, embora sua mulher e seus filhos não compromisso com Deus
4. Era o homem mais rico(próspero) do Oriente ( 1.2,3); possuía 7.000 ovelhas, 3.000 camelos, 500 juntas de bois e 500 jumentas; tendo ao seu serviço um número considerável de pessoas. Era, sem dúvida, o mais rico comerciante de gado em todo o Oriente..
 - Seu caráter expressava:
a) Integridade, Sinceridade; b) Retidão; c) Temor ou temente a Deus; d) Afastamento do mal, ou seja, se afastava do mal.
6. Jó era respeitado, honrado (Jó 29.7-25);
7. Jó um modelo de Fé.(Jó 1.4-5).
8. Era um homem que teve amigos insensíveis.
9. Era um homem acometido de calamidades, provações.
a)       Calamidades Sociais: ex: roubos,assaltos,seus filhos morreram
b)      Calamidades Naturais: redemoinhos
c)      Calamidades psicológicas: Duro golpe de Eliú,atingiu Jó com duros golpes(Jó 34.11,12)
d)      Calamidade física: Jó foi atacado por uma doença repugnante, satanás feriu Jô de tumores malignos, desde a planta do pé ao alto da cabeça. (Jó2.7,8); Jó sentado em cinzas toma um caco de telha para se rasgar-se.
10. Era um adorador em meio às dores. (Jó 1.20,21)

II – QUEM ERA OS AMIGOS OU Acusadores de jó?(Por que não dizer “Amigos da Ança”.
-  (ELIFAZ) – Cujo nome significa “Deus é ouro refinado” ou “Deus concede”. Sua terra natal era Teman,em Edom (Gn 36.11).
       Sua Teologia: Desenvolvia uma teologia do relacionamento mercantil com Deus.
- (BILDADE) – Cujo nome significa “filho da contenda” (Jó 8.1)
       Sua Teologia: Desenvolvia uma teologia da prosperidade
 - (ZOFAR) – Cujo nome significa “rude ou áspero” (Jó 11.1)
       Sua Teologia: Desenvolvia uma filosofia próxima ao Deismo.
- ( ELIÚ) – buzita,descendent de Naor,irmão de Abraão,(Gn 22.21) ,Nome “Ele é meu Deus” Jó 32.2.
       Sua Teologia: Desenvolvia uma teologia do sofrimento.

III - QUAL É CAUSA DO SOFRIMENTO HUMANO?
 - As causas do sofrimento humano são basicamente quatro:

1. O mundo,decaído junto com o homem,tornou-se imperfeito e foi condenado a produzir,abrolhos,suor e tristezas até o dia de sua transformação (Gn 3.17-19;Rm 8.19-23; Jo 16.33).
2. Nossa desobediência às leis naturais e espirituais que regem a Terra. Deus criou este mundo e o fez existir sob leis naturais. Da mesma forma,relaciona-se com o homem sob leis espirituais. O infringir tais leis,trará sobre nós inevitavelmente sofrimento.
3. Satanás – Ele é o príncipe deste mundo que alimenta o ódio contra Deus e contra Deus e contra o homem,em especial,contra aqueles que buscam aproximar-se de Deus (1Pe 5.8;2Tm 3.12;Lc 22. 31)
4. Os propósitos de Deus – Na vida do homem, Deus é quem permite e controla a ação do que podem produzir Satanás e o mundo como agentes de sofrimento, e o faz sempre visando propósitos gloriosos para o homem e para o próprio Deus. (1Co 10.13; 2Co 12.7-10; Rm 8.18; Hb 12.3-13; Tg 1.2-4; 1Pe 1.5-9;1Pe 2.19-21. 1Pe 4.12-19). 

IV – QUE LIÇÕESPODEMOS TIRAR DO TRIUNFO DE JÓ?
  1. Jó venceu pela (Jó 19.25-27). Segundo as suas palavras próprias palavras “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a Terra” (Jó 19.25;2Co 4.8,9).
  2.  Jó venceu perseverando (Tg 5.11 a) . Ele ficou firme e confiante em Deus quando tudo lhe era adverso: no lar,na sociedade, no trabalho etc. Está escrito em Rm 5.3 que a tribulação leva à perseverança. Em Tg 5.11 a perseverança é mencionada junto à menção de Jó.
  3.  Jó venceu adorando. (Jó 1.20,21).Grandes vitória já foram ganhas no campo espiritual por intermédio do louvor e da adoração a Deus.
4. Jó venceu pela paciência (Tg 5,11).
5.       A grandeza final de Jó (Jó 42.10-12). No inicio do epílogo deste drama, Deus apareceu a Jó concedendo-lhe uma poderosa revelação de si mesmo (caps. 38 a 41). Todos nós precisamos dessa revelação de Deus e sua santidade através do Espírito Santo. Vimos no inicio Jó, um homem sobremaneira rico, mas justo e temente a Deus. Perdeu seus bens, mas continuou firme na fé. Perdeu a família. Logo a seguir foi atingindo no seu corpo e alma pela miséria e sofrimento físico e emocional, mas permaneceu fiel a Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário