segunda-feira, 23 de maio de 2016

Sermões que Edificam (Esbouços)



TEMA: A GRANDEZA DA GLÓRIA DE CRISTO.
Texto: Fl 2.6-16; Lv 9.23,24
Introdução:
Quero irmãos sob a graça, inspiração e a direção do Espírito Santo de Deus  refletir sobre a Grandeza da Gloria de Cristo. Ele foi um bom mestre, filho de carpinteiro, gentil com as mulheres, amável com as crianças, compassivo com enfermos, cegos e aleijados. Mas precisamos lembrar que ele é verdadeiro Deus, Rei dos reis, Senhor dos senhores, o glorioso Filho de Deus.
*      Palavra chave: Refletir, efeitos.

I – Refletindo a definição de Glória:

a)      Semanticamente: Fama obtida por ações extraordinárias, grandes serviços à humanidade; brilho intenso, esplendor, honra, homenagem, poder.
b)      Teologicamente: [Do Heb, Kabod;do Grego Doxa ou Doxologia; do Latim gloria] ou seja, manifestação do esplendor da presença de Deus.
II – Significa entender a gloria de seu grande amor.
Veja: “Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho ingênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16
III – Significa entender a gloria de seu nascimento.
*       “Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. (Lc 2.11).
*       Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. (Is 7.14)
IV – Significa entender a gloria de seu sacrifício.
*        Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.(1Co 5.7)
V – Significa entender a gloria de seu senhorio.
*        “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.(2Pe 3.18).
VI – Significa entender a gloria de seus milagres.
*       “Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.(João 2.11)
VII – Significa entender a gloria de sua dignidade.
*        “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;(Ap 5.9).
VIII – Significa entender a gloria de sua encarnação.
*       “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.(João 1.14)

 IX – Significa entender a gloria de sua morte.
*      E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.(João 19.30)20.19-31)
X – Significa entender a gloria de sua pré – existência.
*       “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.(Jo 1.1-4)
XI – Significa entender a gloria de sua ressurreição.(Mc 16).
XII – Significa entender a gloria de sua revelação.
*      Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;(João 5.39)
XIII – Significa entender a gloria de sua sabedoria.
*       “Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.(Cl2.2,3).
XIV – Significa entender a gloria de sua vida.
*      Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.(João4.14)
XV – Significa entender a gloria de sua vitoria sobre o mundo.
*      “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.(João 16.33).
XVI – Significa entender a gloria de sua volta.
*      “Se me amais, guardai os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.




||Português: Nova Versão Internacional||Lucas||2||11

Nenhum comentário:

Postar um comentário